A Paróquia

São João Batista de Itaporanga/SP

Histórico - Paróquia São João Batista de Itaporanga/SP

1845 Fundação de Itaporanga

1ª Igreja dedicada a São João Batista

05 de Março de 1855 dez anos após a fundação a capela foi elevada a Matriz com a criação da Paróquia pelo Bispo de São Paulo e Frei Pacífico nomeado seu 1º Pároco.

30 Dezembro de 1862

Falece Frei Pacífico

Seu trabalho na direção da missão e da Paróquia durou 17 anos, pois em dezembro de 1862 adoeceu gravemente. Antes de morrer mandou chamar o escrivão e por escritura pública deu alforria as suas escravas Fermina , Francisca, Maria e Teresa. Foi seputado na Igreja Matriz.

05 de Agosto de 1936

Cistercienses em Itaporanga

Os monges cistercienses assumiram a Paróquia, sob a direção de Dom Atanásio Merkle, O Cist., assumiram-na, nessa época, a Matriz de São João Batista havia sido demolida e a Igreja do Bom Jesus assumia a função de matriz. Coube, então aos cistercienses, a construção de uma nova matriz, mas, antes deveriam construir o seu mosteiro, o qual ficou pronto na década de 40. Em 1950 deu-se a elevação do mosteiro à categoria de Abadia com a denominação de Abadia Nossa Senhora de Santa Cruz, independente do mosteiro fundador de Himmerod, Alemanha e no dia 12 de Dezembro de 1950, na catedral de Sorocaba, Dom Atanásio recebe a bênção Abacial de Dom José Carlos de Aguirre, Bispo Diocesano. Constuída a Abadia, a preocupação agora era construir a Igreja paroquial e Abacial de São João Batista, a nossa matriz. No dia 22 de novembro de 1959 foi lançada a pedra fundamental da tão desejada igreja. Sua construção durou 08 anos. 

12 de Novembro de 1967

Consagração da Igreja Paroquial Abacial

Na cerimônia de consagração estavm presentes, além do Núncio Apostólico, Dom Sebastão Baggio, o Arcebispo de Botuucatu, Dom Henrique Golland Trindade, OFM, Dom José Calos de Aguirre, Bispo Emérito de Sorocaba, Dom Silvio Maria Dario, Bispo de Itapeva, Dom Ernesto Thurler, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José Melhado de Campos era Administrador Apostólico da Diocese de Sorocaba e dezenas de sacerdotes.

12 de Novembro de 2017

Jubileu de Ouro

Nossa igreja Matriz e Abacial-Paroquial comemorou seu Jubileu de Ouro de Consagração com o nosso IV Abade Dom Celso Lourenço de Oliveira, O.Cist., com toda a comunidade cisterciense deste mosteiro, convidados fiéis em geral .

Atualmente

2019

Como estamos falando de Igreja Abacial e Paroquial convêm lembrar que nesses 164 anos de existência de nossa Paróquia tivemos 36 Párocos, o primeiro como vimos Frei Pacífico de Montefalco e o atual  Pároco Pe.Bento Gonçalves, O.Cist.


Texto Prof. João Batista de Magalhães Castilho